Hambúrguer Caseiro

Foto by Sheila Ahmad

Durante uma das minhas passagens pela Cidade Maravilhosa (amoooooooo!!!) ano passado, aprendi com Chowco (Lucas) a fazer hambúrguer sem ovo, porque na época eu não comia ovo (continuo relutante, mas hoje já consigo, uma vez na vida comer um ovo mexido... kkkkkkkkkkkkkkk)

Então vamos a receita que eu adaptei... No Rio usamos de carne base um pedaço de alcatra cortado na ponta da faca, aqui preferi usar patinho por ser uma carne magra e acrescentar um pouco de gordura nela com bacon de barriga (aquele que vem mais carne e quase nada de gordura). Vamos lá então:

Ingredientes:


  • 300g de patinho sem ser moído;
  • 100g de Bacon
  • 1 cebola roxa;
  • 3 dentes de alho;
  • Mix de pimentas;
  • Sal, e
  • Cheiro verde a gosto.


Modo de Preparo:


  1. Corte o patinho e o bacon em cubos, a cebola em pedaços, descasque o alho e corte ao meio;
  2. Num processador ou moedor manual de carne, mescle pedaços de carne, bacon, cebola e alho e processe / moa (tente colocar  uma porção de cada ingrediente deste acima);
  3. Vá colocando a carne processada / moída numa vasilha, 
  4. Ao final, acrescente o sal, a pimenta e o cheiro verde, misture bem com as mãos,
  5. Forme bolas, amasse-as e terá o hambúrguer pronto,
  6. Agora é só grelhar numa Grill, frigideira ou grelha de churrasco!!!

BOM APETITE!!!



Sugestão de Montagem do Hambúrguer:

Na imagem eu usei queijo prato light da Polenghi, coloquei uma fatia antes de finalizar na grelha e deixei derreter um pouco;
Pro molho fiz um rosé básico (mostarda, catchup e maionese), mas você pode fazer uma maionese temperada com um pouco de limão siciliano, endro e creme de balsâmico, bate um pouco na mão e estará pronto um excelente molho!!!
Coloquei apenas tomates frescos, mas combina super bem com uma cebola caramelizada (que eu ainda não consegui fazer uma que prestasse... no dia que conseguir posto a receita... kkkkkkkkkkkkkkkkk)



* Dicas:

Moer a carne ou processá-la fará com que a mesma pegue o gosto do tempero, ficando mais gostosa do que se já a comprasse moída, mas nada impede que se use a carne já moída. Neste caso, eu deixaria ela reservada por no mínimo 30 minutos para pegar o gosto do tempero antes de grelhar o hambúrguer.
O tempero da carne pode variar, a primeira vez que fiz coloquei pimenta cominho ao invés de mix de pimentas com semente de coentro, o cheiro verde (coentro e cebolinha) pode ser apenas salsinha, ou tomilho, por exemplo.

Comentários